menu

Artistas

António Pinto Bastos

António João Ferreira Pinto Basto (Évora, Sé e São Pedro, 6 de maio de 1952) é um fadista português.
Engenheiro mecânico de formação, António Pinto Basto licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em 1974. Cedo demonstrou o gosto pela música, tendo iniciado a sua carreira ainda na década de 1970.
Em 1988 consagra-se junto do grande público com o álbum “Rosa Branca”, um êxito apresentado em mais de 120 concertos. Seguiu-se Maria (1989) que repetiu o sucesso de vendas.
“Confidências à Guitarra” foi editado em 1991. Segue-se a coletânea “Os Grandes Sucessos de António Pinto Basto” (1993) e “Desde o Berço” (1996).
Em 1997 realizou uma digressão na Turquia, numa iniciativa da Comissão Europeia. Em 2000 conduziu o programa Fados de Portugal, na RTP1.
Sobre várias letras de fado publicadas em volume (letras do fado vulgar, Quetzal, 1998), José Campos e Sousa compôs as peças que em 2003 são gravadas na voz de António Pinto Basto.
Faz parte do grupo Quatro Cantos, onde recuperam grandes nomes do fado. Tem-se apresentado em países como África do Sul, Brasil, Índia, EUA, Canadá ou Macau. Foi vereador na Câmara Municipal de Estremoz, eleito pelo Partido Social Democrata. É ainda conhecido por ser monárquico.

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem