O que começou por ser um “grupo de amigos” para tocar em festas particulares, é hoje um projeto sólido em franca expansão.
Formado inicialmente por 5 elementos, depressa viu reduzida a sua formação para 4 elementos. No final do ano de 1993, com objetivo de aumentar a qualidade musical e, simultaneamente, oferecer um tipo de formação diferente da maioria dos conjuntos, agrupamentos musicais e bandas de baile, os Chave D’Ouro começaram a ter à disposição de todas as organizações 2 formações distintas: 4 músicos ou 7 músicos. Devido ao enorme êxito alcançado junto dos organizações e público que foi assistindo aos espetáculos, desde o verão de 2003 que as atuações passaram a ser realizadas com a formação completa, salvo em casos pontuais.
A comemorar 25 anos de animação, os Chave D’Ouro surgem agora com um novo trabalho discográfico, onde apostam numa sonoridade revigorada, ritmos contagiantes e onde os casos do quotidiano são retratados de forma divertida, tal como já nos foram habituando com os sucessos “Pai da Criança”, “Anda cá ao Pai”, “Oh fofa” entre outros.