Diana Gil nasceu a 3 de dezembro de 1984, no Montijo, mas cresceu em Alcochete, vila ribeirinha na margem Sul de Lisboa.
Desde cedo apaixonada pela música, Diana Gil começou a fazer-se notar nas festas da escola e, posteriormente, em festivais infantis. Com apenas sete anos integrou um grupo musical infantil e a partir daí começou a marcar presença regular na televisão. Clube Disney, Mini-Chuva de Estrelas, Big Show Sic, Sic 10 Horas, Portugal no Coração e Contacto são alguns dos programas nos quais marcou presença.
Em 1997 grava o seu primeiro disco e participa num espetáculo com Joselito, “O Pequeno Rouxinol”. A partir daí Diana Gil acumula participações no teatro, circo, festivais diversos e noites de fado. Ao longo dos últimos anos tem participado em centenas de festas de Norte a Sul do país e editou já sete álbuns.
Recentemente Diana Gil começou a trabalhar com o cantor Emanuel, responsável pela produção do seu último disco, que inclui uma versão do fado “Lágrima”, de Amália Rodrigues.
Em 2008 a cantora gravou um primeiro álbum exclusivamente de fados, também produzido por Emanuel, que despertou Diana Gil para a paixão pelo Fado. Este trabalho foi lançado nos Estados Unidos da América (Newark). Em Portugal, este álbum foi lançado em Rio Maior, com a presença do fadista António Pinto Basto.