Os G.N.R. (acrónimo de Grupo Novo Rock) são uma banda portuguesa formada no Porto no início de 1980.
Foram um dos grupos que melhor corporizaram o chamado rock português no início da década de 80. Formada atualmente por Toli César Machado (bateria), Jorge Romão (baixo) e Rui Reininho (vocalista), a banda conheceu várias formações ao longo dos tempos e também inúmeras polémicas. É um dos grandes símbolos da cidade do Porto, por tudo o que sempre significou e ainda pelo carinho que sempre demonstraram pelo povo da zona.
Os elementos iniciais do grupo eram Toli César Machado (bateria), Alexandre Soares (guitarra) e Vítor Rua (guitarra). Pouco tempo depois entra para a banda o baixista Mano Zé que já tinha tocado com Rui Veloso.
Em 1981, Rui Reininho tornou-se vocalista do GNR, e depois da saída de Vítor Rua em 1982, o seu principal mentor e figura mais destacada. Com os GNR, Rui Reininho criou uma série de canções que são o espelho de uma geração da juventude burguesa que cresceu e se tornou adulta a ouvi-los e a admirá-los: “Dunas”, “Efectivamente”, “Bellevue”, “Pós-Modernos”, “Vídeo Maria”, entre outros.