Macacos do Chinês são Alexandre Talhinhas a.k.a. Alx (guitarra e voz), André Pinheiro a.k.a. Apache (programações, baixo, teclas e sopro), Miguel Pité a.k.a. Skillaz (vocalista/Mc e letras) e Tiago Morna (composições e guitarra portuguesa).
São um coletivo dinâmico que retrata e faz parte da cultura urbana num Portugal moderno, atento às novas tendências e em contacto com o resto do mundo. Com influências que vão do funk à soul, passando pelo dubstep, grime ou até hip-hop, são a sua flexibilidade e liberdade criativas que melhor os caracterizam.
Apresentaram-se ao público em janeiro de 2007 com um trabalho editado, um single de estreia intitulado “Plutão”, composto por três temas e com o selo da Enchufada Record Label.
Em março de 2009, lançaram o álbum “Ruídos Reais”, com selo Enchufada e apoio da Antena3. Trabalho com uma sonoridade multifacetada, toca todos os espectros do género “Urban Music”, tornando-se uma viagem entre Lisboa e o resto dos países que Portugal tocou direta ou indiretamente.
Em maio de 2011 chegou ao éter “Dai-me Forças”, um tema que revela a essência de M.D.C. (Macacos do Chinês). A força do dubstep, a portugalidade das palavras e o cunho da guitarra portuguesa são e farão sempre parte da identidade M.D.C.
Depois de “Ruídos Reais”, agora chegou a altura do segundo disco de originais – “Vida Louca”.