Em carreira solo, Teló lançou um álbum de estúdio e dois ao vivo. O álbum “Michel Teló – Ao Vivo” recebeu uma indicação ao Grammy Latino. Em 2011, lançou o seu segundo álbum ao vivo, intitulado “Na Balada”, gravado durante a tournée “Fugidinha Tour”, e teve um bom desempenho comercial alcançando a segunda posição no Top 20 Semanal ABPD e a segunda posição no gráfico Portuguese Albuns Chart, recebendo certificado de platina. O primeiro single do álbum, “Ai Se Eu Te Pego”, tornou-se o segundo número um na Billboard Brasil Hot 100, chegando ainda à primeira posição na Alemanha, Espanha e Itália, deixando para trás grandes nomes da música mundial como Adele, Rihanna, Lady Gaga, David Guetta e Usher.
Em abril de 2013, venceu duas das sete categorias em que concorria no Billboard Latin Music Awards, um dos principais prémios da música latina que foi entregue em Miami. O brasileiro foi premiado pela “Música do Ano” e “Música Pop do Ano” por “Ai Se Eu Te Pego”. O cantor sertanejo ainda venceu na categoria de melhor música latina (Top Latin Song) do Billboard Music Awards 2013.
Atualmente também trabalha como repórter na televisão no programa Fantástico, no quadro “Bem Sertanejo”, entrevistando cantores e duplas sertanejas.