Richie provém do seu nome próprio Ricardo e Campbell numa homenagem a dois dos seus artistas preferidos: Turbulence (Sheldon Campbell) e Admiral T (Chrissy Campbell).
Em 2008, foi o primeiro português a atingir o Top de Vendas da Soundquake (líder de vendas de reggae em formato vinil). Foi uma das grandes surpresas desse ano no Festival Sudoeste, levando ao rubro as milhares de pessoas que assistiam ao seu concerto.
Estreou-se na música em 2004 como lead vocal no grupo Stepacide e pertence também ao quarteto No Joke Soundsystem. Foi aliás, com estes que se lançou internacionalmente (mais concretamente na Alemanha) com vários concertos.
Apesar de muito jovem, Richie é já á um dos nomes incontornáveis do Reggae português. Apresenta um longo e invejável currículo, onde se contam colaborações com Kymani Marley e a abertura do concerto de Nas & Damien Marley no Pavilhão Atlântico. Para a “história” fica também o grande concerto, com o italiano Alborosie no dia 30 de Novembro de 2011 no Campo Pequeno em Lisboa com a MEGA HITS!
Voltou em 2012 ao mesmo local para mais uma noite MEGA que foi no mínimo, espectacular: a MEGA HITS KINGS FEST!
Depois de promover o seu álbum de estreia a solo, intitulado “My Path”, lançou o segundo disco de originais: “Focused” saiu a 3 de Dezembro de 2012 e inclui participações de vários artistas Jamaicanos de peso: a cantora Ikaya, Anthony B e Turbulence.