Considerada uma das melhores vozes portuguesas, Rita Guerra nasceu em Lisboa, a 22 de outubro de 1967. A paixão pela música encontrou-a ainda na adolescência e a sua voz única e rica granjeou-lhe o primeiro contrato discográfico aos 22 anos.
Com ele gravou, em 1990, o álbum de estreia “Pormenores Sem a Mínima Importância”, apadrinhado por Rui Veloso. Seguiu-se “Independence Day” (1995), totalmente cantado em inglês. “Desencontros” (2000), um álbum de duetos com Beto, confirmou a popularidade de Rita Guerra junto do público português, arrebatando um esmagador e duradouro sucesso de vendas e airplay.
O álbum “Rita”, lançado em 2005, marcou a consagração definitiva. Escrito e produzido por Paulo Martins, o disco é uma coleção de canções elegantes que potenciam a voz única de Rita Guerra.
Em 2006, foi convidada por Ronan Keating (ex-vocalista dos Boyzone) para gravar um dueto, a canção “All Over Again”, presente no mais recente álbum do cantor, “Bring You Home”.
Entretanto, continuou a preparar novo material discográfico, de onde resultaram os 11 temas originais do álbum “Sentimento”, lançado a 24 de setembro de 2007, tendo entrado diretamente para o top nacional na primeira semana de lançamento.
No final de 2009, “Luar” estava pronto para ver a luz do dia. Marcando uma nova sonoridade para a voz da cantora, capaz de seduzir os seus fãs de sempre e conquistar um público complemente novo, o trabalho foi lançado a 15 de fevereiro de 2010 e uma semana depois teve entrada direta para o 1º Lugar do Top nacional de vendas!
Já em 2011, Rita Guerra voltou a surpreender, agora com um novo conceito de espetáculo, a solo, acústico e intimista, para teatros e pequenos auditórios. Chama-se tão simplesmente “Noites ao Piano” e abarca, ao longo de hora e meia, alguns dos maiores êxitos da cantora, bem como algumas das canções que a influenciaram a ser cantora.