Rouxinol Faduncho é uma personagem criada pelo ator e humorista Marco Horácio, que nasce de um trabalho de análise e observação a algumas figuras características da nossa sociedade, ligadas ao mundo do fado bairrista.
A personagem Rouxinol Faduncho é um fadista, ex-emigrante que foi expulso da Alemanha, país onde se encontrava emigrado, por vezes contrabando de alguns produtos nacionais para venda aos portugueses emigrados, nomeadamente morcelas. Já na Alemanha cantava fado em algumas tascas e o sucesso era estrondoso.
Chegado a Portugal, decide gravar o seu primeiro CD intitulado «Grandes Êxitos de Rouxinol Faduncho». Lançado a 5 de Dezembro de 2005, foi disco de ouro. Tenta convencer as pessoas que têm de comprar o seu CD, como forma de contribuírem para uma grande CA’U’SA, uma casa que está a construir em Barcarena para si e para os seus Cães de Loiça.
A saga continua e, como qualquer cidadão que constrói em Portugal, Rouxinol Faduncho também teve problemas com a licença de habitação e tem a obra embargada. Assim, apela agora à compra do seu novo trabalho, «Best On».
Rouxinol faz-se acompanhar, ao longo deste musical humorístico, por três grandes músicos do fado: Paulo Valentim (guitarra portuguesa), João Mário Veiga (viola) e Rodrigo Serrão (baixo). Atualmente faz-se acompanhar por Henrique Leitão (guitarra portuguesa), Carlos Leitão (viola de fado), Carlos Menezes (viola-baixo) e António Valente (percussão).