A Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova foi fundada em 15 de abril de 1900 por um grupo de Bombeiros músicos dissidentes da Filarmónica Ilhavense.
No ano de 2009 foi galardoada com o título honorífico de “Confrade de Honra” da Confraria Gastronómica do Bacalhau, sendo até à presente data a única instituição a quem foi atribuído tal título.
Participou em vários festivais de Música Popular do Inatel, nos Festivais de Bandas Filarmónicas da Gafanha da Nazaré, Samora Correia, Mamarrosa, Torres Vedras, Malveira, Paul (Covilhã), bem como realizou um intercâmbio com a Union Musical Algimia – Valência – Espanha, na cidade de Ílhavo, e posteriormente com uma deslocação a Valência – Espanha.
Participou no primeiro Concurso Internacional de Bandas Ateneu Artístico Vilafranquense, tendo obtido uma honrosa classificação, que lhe permitiu ficar incluída no CD comemorativo de tão prestigiado Festival.
Anualmente participa na realização de diversos festejos religiosos, levados a efeito em várias localidades de Portugal, sendo de destacar a sua passagem pelas festas da Srª da Agonia em Viana do Castelo, de Meadela, de Santa Marta de Portuzelo, de Dem, de Barcelos, de Caminha, de Paredes de Coura, de Alverca da Beira, de Seixas do Minho, de S. Romão do Neiva, de S. Pedro da Torre, de Vila Nova de Gaia, bem como diversificadas localidades do concelho de Ílhavo e distrito de Aveiro.