Foi no longínquo e bem-aventurado dia 13 de novembro de 1881 que um triunvirato de músicos e amigos – José Caetano dos Santos Ribeiro, Caetano Dias Ferreira e Manuel José Alves – deu forma primeiro e vida depois, ao que viria a ser a joia da coroa desta terra prenhe de história. Embalada por um sonho que já vinha de trás, assim nascia a “Sociedade Phylarmónica Harmonia Pinheirense”- primeira denominação oficial – alterada uma vintena de anos mais tarde (1901) para “Sociedade Harmonia Pinheirense” adotando, posteriormente, a designação de “Sociedade Musical Harmonia Pinheirense” que conserva, ainda hoje, a popularmente conhecida BANDA DE MÚSICA DE PINHEIRO DA BEMPOSTA.
Por altura do 114° aniversário (1995), a Banda inaugurou as suas restauradas instalações, solenidade que contou com a presença oficial, não só, do recém-empossado Governador Civil de Aveiro, Dr. Antero Gaspar, como do anterior titular, Dr. Gilberto Madail.
O saber, de competência feito, desde Caetano Dias Ferreira, um dos fundadores e primeiro regente da banda até ao regressado Américo Nunes, atual diretor artístico, passando por todos os restantes, semeou ao longo de 126 anos pelos quatro cantos do país a fama de que hoje colhe admiração e respeito. O mesmo, de resto, poderá afirmar-se dos Dirigentes e Beneméritos – filhos ilustres da terra – que, por obras valorosas, vão deixando o seu nome indelevelmente ligado à imagem de marca desta banda, (re)conhecida como um dos mais altos expoentes na difícil arte de bem executar música. Atualmente, com cerca de seis dezenas de executantes – 5 tubas, 3 trompas, 1 barítono, 6 trombones, 8 trompetes, 2 fliscornes, 2 bombardinos, 9 saxofones, 1 flautim, 4 flautas, 15 clarinetes e 5 executantes de percussão – o corpo de músicos é uma mescla da juventude de uns com a experiência de outros para brio da Instituição- Banda de Música – da terra que a viu nascer- Pinheiro da Bemposta – e como tributo aos que, no passado, tudo fizeram para que, no presente, a banda de orgulhe de mostrar aos que, no futuro, a hão de continuar!